7 hábitos para ter uma casa mais sustentável

7 de agosto de 2018

Natalia Figueiredo

(3.8 Estrelas - 4 Votos)

Os objetos mais importantes para quem quer evitar o uso de plástico e poluentes no dia a dia.

Toda mudança começa em nós mesmos. Por isso, se queremos um planeta mais sustentável, é preciso repensar velhos hábitos, utensílios e a própria rotina da casa. A capacidade de nos desenvolvermos econômica e socialmente respeitando a natureza e garantindo o uso racional dos recursos naturais é o grande trunfo nessa transformação.

Em agosto de 2018, nós usamos mais recursos naturais do que o planeta pode produzir. Segundo a Global Footprint Network, a humanidade consumiu em 1º de agosto o conjunto dos recursos que a natureza pode renovar em um ano e viverá “em dívida” durante cinco meses. Parece estranho mas o “Dia da Sobrecarga da Terra” tem acontecido cada ano mais cedo, desde a década de 1970.

Há uma série de soluções simples para inverter essa tendência e contribuir com o meio ambiente, como repensar o modelo das cidades, impulsionar energias renováveis, reduzir o desperdício de comida e o consumo excessivo de carne. É hora de olhar para nós mesmos e pensar onde podemos contribuir a partir de nossa própria vida e comunidade. Veja abaixo algumas dicas!

  1. Diminua

Menos é mais. Você sabia que um terço dos alimentos no mundo acaba na lata de lixo? A lógica de produção precisa estar de acordo com nossa capacidade de consumo. Você pode reduzir o desperdício de alimentos em casa, comprando produtos a granel.

 

2. Reuse e Recicle

Potes de vidro são ótimos para conservar grãos e outros alimentos. Aproveite embalagens desse material para reutilizar na hora de armazenar corretamente suas compras. Caso já tenha uma quantidade suficiente, busque em seu bairro cooperativas de reciclagem que possam receber esse material. É possível ajudar quem precisa e até vender o material em grande quantidade.

3. Guardanapo de pano

Os guardanapos de pano são bonitos e elegantes, por isso por que deixá-los apenas para eventos formais? Eles podem reduzir significativamente o volume de lixo da casa. É importante lembrar que, infelizmente, guardanapos de papel usados não são recicláveis. Por isso, mais um ponto para o item de pano.

LEIA TAMBÉM: Copo Menos 1 lixo é no Celeiro do Granel

4. Canudo de vidro

Algumas bebidas como milkshake ou drinks pedem um canudinho, mas ele não precisa ser feito de polipropileno e poliestireno (plásticos). Material não biodegradável, podendo levar até 500 anos para se decompor. Hoje, diversas marcas como a Mentah, produzem canudos duráveis e reutilizáveis que vem acompanhados de escova de limpeza.

5. Copo retrátil Menos 1 Lixo

Em casa, em geral, não percebemos. Mas, basta ir até a esquina tomar m açaí para se deparar com copos descartáveis. É para evitar este consumo excessivo que existem os copos dobráveis e reutilizáveis. Eles são fáceis de guardar na bolsa e, por serem de silicone, funcionam tanto para bebidas quentes quanto frias.

 

6. Bucha vegetal

Já parou para pensar a quantidade de esponjas que descartamos na cozinha? As tradicionais esponjas de lavar louça não são recicláveis e nem compostáveis. Elas vão direto para o aterro sanitário e para substituir, uma boa opção são as buchas vegetais, já muito usadas para o banho.

7. Faça você mesmo produtos de limpeza sustentáveis

Comprar um produto para o chão, outro para azulejos e um terceiro para lavar as roupas ficou ultrapassado. Os produtos de limpeza convencionais são altamente tóxicos e caros. Em casa é possível fazer uma versão mais barata e ecológica. A ativista Cristal ensinou como produzir uma versão do sabão em pó e líquido utilizando apenas três ingredientes: sabão de coco, álcool e bicarbonato de sódio. Confira abaixo:


Sentiu falta de alguma dica? Compartilhe e complemente a lista!