Economize no Dia do Consumo Consciente

4 de outubro de 2018

Natalia Figueiredo

(5 Estrelas - 3 Votos)

O Celeiro do Granel incentiva o uso de embalagens reutilizáveis. Em 10 de outubro quem levar sacolinhas de pano, potes ou ecobags ganhará 10% de desconto nas compras a granel.

Você sabia que um terço de toda comida produzida no mundo vai para a lata do lixo? Estima-se que todos os anos, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas ou perdidas. Os dados são da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil e apesar de alarmantes refletem como precisamos repensar nosso modo de consumo.

O dia 15 de outubro foi instituído como Dia do Consumo Consciente pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), para despertar a consciência do público para os problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos causados pelos padrões de produção e consumo excessivos. Do lado do consumidor, uma maneira de diminuir esse cenário, é comprar apenas a quantidade exata de alimentos que será consumida. Uma alternativa são as lojas de produtos a granel, que vendem alimentos por quilo e sem embalagens unitárias.

Na Barra da Tijuca, o Celeiro do Granel já é um pioneiro desta iniciativa. Localizado no Shopping Metropolitano Barra, o quiosque conta com mais de 70 produtos, trabalha com sacolas de papel e introduz em uma das regiões que mais crescem na cidade conceitos como alimentação saudável, reuso e consumo consciente. “A opção de evitar o uso de sacolas plásticas partiu de uma premissa muito simples: o tempo de uso médio das sacolas plásticas é de 20 minutos, já a sua decomposição pode levar centenas de anos, e boa parte delas vão parar nos oceanos”, explica Daniel Silvado, empreendedor e gestor do Celeiro do Granel.

Os benefícios desse tipo de negócio podem ser sentidos tanto na economia quanto no ambiente. Segundo a FAO, o descarte de alimentos gera um prejuízo econômico estimado em US$ 940 bilhões por ano. Já o uso maciço de plásticos por grandes players geram um grande perigo para a vida marinha. “Queremos fazer parte de uma cadeia sustentável, estimulando o consumo consciente de alimentos de verdade e sempre que possível, provenientes de pequenos produtores. Temos o propósito de contribuir com a redução do lixo plástico trabalhando com embalagem de papel e incentivando que as pessoas levem os seus recipientes para reabastecer”, completa Silvado. Para comprovar essa iniciativa e para celebrar o mês do consumo consciente, no dia 10 de outubro, todas as pessoas que levarem sua própria embalagem ao Celeiro do Granel ganharão 10% de desconto em suas compras a granel.

Açúcar de coco no Dia do Consumo Consciente

Cenário Brasileiro

Anualmente, o Brasil descarta cerca de 41 mil toneladas de alimentos, o que o coloca entre os 10 principais países que mais desperdiçam comida, de acordo com o World Resources Institute (WRI) Brasil. Entre os produtos, frutas, hortaliças, raízes e tubérculos são os mais descartados: quase metade do que é colhido é jogado fora. Entre cereais, o desperdício é de 30%. Fora isso ainda utilizamos água, energia, terra, logística, trabalho, diversos recursos que poderiam ser melhor aproveitados e gerar economia para o consumidor.

Cerca de um terço do lixo doméstico gerado pelos brasileiros é composto por embalagens e, desse número, 80% são descartadas depois de serem usadas apenas uma vez. Neste Dia do Consumo Consciente convidamos os consumidores a repensar sua rotina de consumo e apostar em alimentos sem embalagens unitárias, por peso e menos processados. Além de produtos reutilizáveis como canudos de vidro, o copo retrátil do Menos 1 Lixo e tecidos de fibra de mel (substituto ao plástico filme e ao papel alumínio). Todos esses itens disponíveis no Celeiro do Granel.


LEIA MAIS: Os 10 benefícios da castanha de baru

Compra produtos a granel? Conte como foi a sua experiência!