Dieta low carb: 6 receitas para perder peso de forma saudável

28 de junho de 2018

Natalia Figueiredo

(5 Estrelas - 1 Votos)

A reeducação alimentar é o primeiro passo para uma vida mais leve.

Você já deve ter escutado o termo low carb em casa, na academia ou nas redes sociais. Há uma série de e-books com receitas de dietas que prometem secar em poucos dias, reduzindo os carboidratos. Nesta proposta nutricionistas e coaches esportivos vem apresentando alternativas para substituir na alimentação convencional a alta ingestão de pães, massas e outros alimentos industrializados. Com a incrível variedade de produtos disponíveis é possível fazer substituições gostosas e inteligentes.

Mas atenção, a alimentação low carb não significa no carb. Ela precisa ter uma certa quantidade para ser saudável. Além disso, é quase impossível tirá-los completamente da alimentação, pois uma quantidade mínima de carboidratos é super importante para geração de energia no corpo.

Segundo a nutricionista, Michele Faria, o grande benefício da dieta low carb é o controle glicêmico. “Para pacientes com diabetes, excesso de peso, hipertrigliceridemia, ovários micropolicisticos e aqueles que apresentam resistência à insulina esta dieta é indicada. Mas é bom que seja feita com acompanhamento nutricional porque toda restrição de carboidratos deve ser feita de forma individualizada”, explica.

O que significa low carb?

A ideia de low carb (em português baixo carboidrato) incentiva a redução da quantidade de carboidratos ingeridos para perda de peso. A orientação em uma alimentação convencional é que 50 a 55% do que é consumido no dia seja carboidrato. Já nos métodos low carb, o macronutriente pode ser de 45% a 5% no dia.

Esse tipo de dieta pode ser uma alternativa saudável com as devidas atenções. Para isso, são feitas algumas adaptações ao cardápio, com atenção aos nutrientes essenciais e acompanhamento de um profissional. Afinal, uma alimentação saudável é sempre a melhor forma de perder peso com saúde.

Abaixo selecionamos seis exemplos de pratos fáceis, gostosos e nutritivas com produtos do Celeiro do Granel para você mesmo fazer em casa! Anota aí!

 

  1. Omelete de cogumelos, chia e ervas


    Ingredientes:
    2 ovos, 2 claras, sal, pimenta, 200g de cogumelos variados, 1 cebola pequena, 1 colher de sopa de óleo de coco, ½ xícara (chá) de ervas picadas (Sálvia / manjericão / salsa / alecrim), ervas desidratadas (sálvia / salsa / manjericão)e ½ xícara (chá) de ricota.

    Modo de preparo:
    Bata bem os ovos, tempere com um pouco de sal e pimenta. Em uma frigideira, aqueça o óleo, doure a cebola e refogue por 2 minutos os cogumelos picados. Junte as ervas e a ricota. Por cima coloque os ovos batidos e deixe no fogo brando com a frigideira tampada, até ficar no ponto. Um pouco ante de desligar coloque as ervas e a chia. Sirva em seguida.

  2. Tartar de legumes


    Ingredientes:

    1 abobrinha cortada em cubos pequenos, 1 berinjela, 1 cenoura, cheiro verde, 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem.
    Molho: 1 colher (sopa) de mostarda, 1/2 colher (sopa) de mel silvestre, suco de 1 laranja pêra, 1 colher (sopa) azeite extra virgem, sal a pimenta a gosto, gengibre em pó e ½ colher (sopa) de sementes de mostarda

    Modo de preparo:
    Em uma frigideira antiaderente, aqueça o azeite e refogue os legumes com um pouco de sal, sem deixar amolecer demais. Em uma tigela pequena, misture a mostarda, o mel, o suco de laranja, o azeite o sal, a pimenta, o gengibre e os legumes. Em um aro de 5cm de altura por 5cm de diâmetro monte o tartar. Desenforme em um prato, acomode as folhas verdes e salpique as sementes de mostarda.

  3. Hambúrguer de grão de bico com quinoa low carb:


    Ingredientes:

    Separe 1/2 xícara de quinoa em grãos, 1 xícara de água, 3 xícaras de folhas de espinafre, 1/2 pimentão picadinho, 2 cenouras pequenas, 3 dentes de alho picados, 2 colheres de sopa de óleo de coco, 1 xícara de farinha de grão de bico, 2 colheres de sopa de cebola picadinha, 1 colher de sobremesa de sal, 1 colher de chá de curry.

    Modo de preparo:
    Lave a quinoa em água corrente. Em uma panela coloque a água, a quinoa, tampe e cozinhe por 20 minutos. Lave e corte as folhas de espinafre, pique o pimentão em cubos, rale a cenoura e pique o alho e cebola. Em uma frigideira, adicione 1 colher de sopa de óleo de coco e adicione o alho para dourar. Em seguida coloque a cebola e deixe por mais 1 minuto. Adicione o espinafre, a cenoura e o pimentão, misture bem e deixe cozinhar por 3 minutos.
    Em um bowl acrescente a quinoa cozida, os vegetais refogados, o sal, o curry, a farinha e misture bem até incorporar. Unte a mão e modele 4 unidades grandes de hamburguer. Se preferir utilize os aros. Unte uma frigideira com óleo de coco, adicione os hambúrgueres, cozinhe por 4 minutos, vire e cozinhe por mais 3 minutos. Se preferir leve ao forno até dourar. Agora é só servir e aproveitar. 🙂

  4. Hambúrguer com farinha de berinjela


    Ingredientes
    :
    20 colheres de carne moída, alho, 3 colheres de sopa de farinha de berinjela, cebola e orégano.

    Modo de preparo
    :
    Cozinhe a carne moída e refogue com temperos da sua escolha. Em seguida, faça uma pasta com o alho, cebola e especiarias, acrescentando a farinha de berinjela e misturando bem com a carne moída. Depois, pegue uma quantidade com o tamanho desejado e vá modelando os hambúrgueres com as mãos. Esquente a frigideira e frite um por vez até dourar ou leve ao forno por 40 minutos.

  5. Brownie low carb com farinha de avelã


    Ingredientes:
    150g de farinha de avelã, 200 gramas de adoçante xilitol, 150g de manteiga sem sal, 200g de chocolate 70% picado, 2 colheres de cacau em pó, 1 colher de café de extrato de baunilha, 1 colher de café de bicarbonato de sódio e 3 ovos.

    Modo de preparo:
    Pré-aqueça o forno em 180º. Derreta em banho-maria ou no microondas a manteiga e o chocolate picado juntos até que derreta. Acrescente a baunilha e misture até obter um creme liso e reserve. Em um bowl, bata bem os ovos com o adoçante. Junte o creme de chocolate. Na sequência, some a farinha, o cacau em pó e o bicarbonato. Incorpore bem formando uma massa. Despeje essa massa em uma assadeira untada e coberta com papel manteiga. Leve ao forno para assar por 15 minutos. Espere amornar, desenforme, corte em pedaços e sirva!

  6. Brownie low carb com amêndoas


    Ingredientes:
    240g de chocolate amargo 70% cacau ou menos, 240g de farinha de amêndoas, 6 ovos inteiros, 200g de manteiga sem sal, 2 colheres de chá de essência de baunilha, 100g de amêndoas quebradas, 2 colheres de chá de fermento em pó, 1 colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio e 3 colheres de sopa cheia de adoçante stévia.

    Modo de preparo:
    Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria até obter uma mistura só. Em uma tigela coloque essa mistura e incorpore a essência. Reserve. Bata os ovos até ficar espumoso com o adoçante. Em seguida incorpore na mistura e coloque os ingredientes secos misturando com uma colher ou se preferir na batedeira. A massa deve ficar consistente. Adicione as amêndoas picadas e misture. Coloque essa massa em uma forma untada e enfarinhada ou de silicone ou coberta com papel vegetal. Leve ao forno por 15 a 20 minutos. Agora aproveite!

 

Agora escolha o seu prato e conte para a gente o resultado!

Gostou dessas dicas? Conheça também 10 motivos para comprar os produtos a granel e incluir nas suas receitas.