[Receita] Bolo de Laranja como você nunca viu!

30 de outubro de 2018

Celeiro do Granel

(5 Estrelas - 1 Votos)

Uma receita para dar água na boca e renovar aquele bolinho caseiro de laranja.

Chega daquele bolo de laranja de sempre. Selecionamos uma receita de um bolo denso, mas delicadíssimo, completamente encharcado pelo suco de laranja e cheio de vitamina C. O tipo de bolo para fazer como sobremesa. Que ver? Siga as instruções!

Ingredientes:
8 ovos
1 xícara (chá) de açúcar de coco 
1 ¾ de xícara (chá) de farinha de amêndoas (200 g)
raspas de 2 laranjas grandes
2 colheres (chá) de canela em pó
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma (Caso você tenha problemas com glúten use outra farinha para polvilhar)

Calda
2 xícaras (chá) de suco de laranja fresco
1 xícara (chá) de açúcar
1 laranja cortada em gomos

Modo de fazer:
Preaqueça o forno a 180C. Unte com manteiga uma forma redonda, de preferência com aro removível. Polvilhe farinha e bata para remover o excesso.Separe as gemas das claras. Coloque as claras na tigela da batedeira e as gemas em uma tigela grande.
Na tigela das gemas coloque o açúcar, a canela, as raspas de laranja e misture muito bem com um batedor de arame. Depois que os ingredientes estiverem bem misturados, acrescente a farinha de amêndoas.

Na batedeira, bata as claras em neve, até que fiquem firmes. Misture 1/3 das claras às gemas. Com uma colher mexa bem. Agora junte o restante das claras e incorpore com uma espátula. Faça movimentos circulares, de baixo para cima, delicadamente, mas sem demora. Como esse bolo não leva fermento essa etapa é essencial para manter a leveza da massa.
Coloque a massa na forma preparada e asse por 30 a 40 minutos. Faça o teste do palito, ele deve sair limpo.

Retire o bolo do forno e espere esfriar um pouco, pelo menos 10 minutos. Passe uma faca na lateral entre o bolo e a forma e depois solte o aro, mas não tire da base antes de esfriar.

Se você fez em forma comum espere esfriar completamente antes de virar, pois o bolo é muito delicado.

Para a calda:

Enquanto o bolo assa misture os ingredientes da calda e assim que ferver desligue. Coloque o bolo já frio em um prato fundo e calmamente regue a calda aos poucos, espere absorver e volte a regar o bolo até acabar a calda, lembrando de colocar bastante nas bordas. Decore com gominhos da laranja e sirva.

Fica uma delícia e  o resultado você compartilha aqui no blog com a gente:)