Tenha uma Páscoa saudável como você nunca viu

12 de abril de 2019

Fernanda Quevedo

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Confira as principais dicas de substituições saudáveis e gostosas para aproveitar o feriado com a família e os amigos

Depois do Natal, a Páscoa é a data mais importante para diversas religiões. É considerado um tempo propício para o perdão, para morte de tudo que não mais agrega valor, entre outros significados. Há também quem não relacione esta data com nenhuma crença religiosa ou espiritualidade, mas também aproveite as delícias, especialmente as gastronômicas, típicas desta época.

O chocolate e o peixe são os mais queridos do Páscoa. Contudo, são alimentos que se não consumidos de forma adequada, podem causar prejuízos à saúde. Se você já tem uma dieta equilibrada e quer manter o ritmo, ou tem crianças em casa e também quer garantir equilíbrio para eles, estas dicas do Celeiro do Granel são especiais para você. As ideias que demos para a ceia de Natal, também são perfeitas para este momento.

Crianças e chocolate

1 – Avelãs, castanhas e amêndoas, tornam os ovos mais saudáveis do ponto de vista nutricional, pois as oleaginosas possuem gorduras insaturadas que são benéficas ao coração. São bastante saborosas e podem ser oferecidas às crianças como complemento.

2 –  No tradicional almoço, faça preparações mais saudáveis com saladas coloridas, legumes, carne branca como peixe, frango ou aves.

3 – Dê preferência aos alimentos integrais que possuem mais nutrientes, como o arroz integral. Opte por preparar alimentos coloridos e atrativos, dessa forma elas sentem vontade de comer.

Almoço para a família e amigos

1 – Prefira os peixes assados, cozidos ou grelhados. As frituras, possuem alto teor energético e de gorduras.

O bacalhau, frutos do mar e peixes de água doce são os pratos mais comuns  nas ceias brasileiras. Confira abaixo algumas pitadas de equilíbrio na preparação destes alimentos e seus acompanhamentos:

2. A gordura saudável presente nos peixes está concentrada principalmente em sua carne e não em seu couro. Portanto, ele pode ser retirado sem culpa e prejuízo ao sabor do peixe. A mesma dica vale para peixes de água doce e salgada.

3. No preparo de peixes industrializados, dê preferência a temperos naturais tais como cebolinha, cebola, alho, orégano, manjericão, manjerona, cominho, noz-moscada, louro, etc.

4 – Cuidados com os pescados. É necessário dessalga-los adequadamente para evitar que o teor de sódio no alimento fique alto.

Sustentabilidade

Além de saudável, a Páscoa pode ser econômica e sustentável. Isso porque o Celeiro do Granel tem itens como copos e canudos degradáveis, perfeitos para crianças e também para presentear amigos.

Já os grãos e cereais são ótimos para compor pratos menos calóricos e ricos em proteínas e também é importante seguir orientações para consumo. Uma diversidade de itens que podem ser reutilizados estão disponíveis em nossa loja on-line. Acesse e saiba mais.

Na onda da Páscoa saudável, vamos fazer uma trufa vegana?

Ingredientes

1/2 xícara de amêndoas com casca e sem sal

1 xícara de Castanha do Pará1/2 xícara de castanha de caju sem sal

2 colheres de sopa de óleo de coco

1 colher de sopa de açúcar mascavo*

1 colher de chá de cacau em pó

* Opções para substituir: melado, agave, mel ou demerara.

Modo de preparo

Em um multiprocessador, coloque todos os ingredientes e bata até formar uma pasta uniforme. Bata por cerca de 10 minutos para que as castanhas possam soltar seu óleo. De tempos em tempos, interrompa o processo para poder desgrudar a pasta do fundo. Repita esse processo algumas vezes até a pasta ficar homogênea.

Quando a pasta estiver completamente uniforme e consistente, já pode enrolar. Unte as mãos com um pouquinho de óleo de coco para a massa não grudar e enrole as trufas. Passe no cacau em pó ou açúcar mascavo e pronto!

Como está a sua preparação para a Ceia de Páscoa?

Conte para nós!